O sector automóvel será o impulsionador do 5G

O sector automóvel será o impulsionador do 5G

Espera-se que o setor automóvel seja um novo impulsionador muito importante para o 5G, com muitos casos de uso para comunicações móveis para veículos.


O Secretário de Transportes dos EUA disse que carros sem condutor serão usados em todo o mundo até 2025. O IEEE prevê que até 2040, 75% dos veículos sejam autónomos. Enquanto os veículos autónomos desenvolvidos hoje dependem principalmente em sensores e sistemas de bordo, o seu desempenho e a segurança poderiam ser amplamente melhorados através de comunicações 5G.

Criar uma infraestrutura de transporte segura é uma área importante onde carros autónomos e infraestruturas rodoviárias permitidas pelas redes 5G podem reduzir acidentes, salvando milhões de vidas cada ano.

Veículos autónomos podem reduzir acidentes e melhorar a utilização da estrada, já que os veículos podem ser conduzidos mais próximos uns dos outros e com mais segurança do que os condutores humanos podem alcançar. Empresas de transporte podem aproveitar as frotas de carros autónomos. Podem ser utilizadas de forma mais eficaz tendo menos acidentes causados por erro humano. O tempo de deslocação pode ser usado para outras atividades com a ajuda de veículos autónomos. Isto pode economizar uma hora por dia para as pessoas que vivem e viajam pelas cidades.

O sistema de comunicação precisa ser extremamente confiável, pois envolve segurança humana. O requisito de latência final precisa ser tão baixo quanto 5-10 ms.