Super smartphones com câmeras de 200 megapixéis

Super smartphones com câmeras de 200 megapixéis

O Snapdragon 865 será uma bomba! Pelo menos em termos de números.

A Qualcomm revelou que tem trabalhado com fabricantes de sensores fotográficos para desenvolver uma bela câmera de 200 megapixéis! Sim, leu bem! 200! A Qualcomm afirma que a razão principal para isto é permitir que os utilizadores tenham acesso a uma grande capacidade de zoom numa imagem, ao mesmo tempo que preservam o detalhe. Eles serão utilizados exclusivamente neste novo chipset da Qualcomm, o Snapdragon 865.

Mas como é que isto funciona? Bem, o desempenho da câmera ligada ao Snapdragon 865 é baseado naquilo a que a Qualcomm chama velocidade Gigapixel. Significa que o processador de imagem Spectra 480 tem a capacidade de ler e processador uma quantidade louca de pixels (2 gigapixéis) que chegam do sensor. Ou seja, temos o suporte para o sensor de 200 megapixéis.


Para conseguir este feito, a Qualcomm redesenhou três módulos Spectra. Primeiro é o módulo de captura a alta-velocidade e que lê logo quatro pixéis, ao invés de um só. É um grande aumento, mas curiosamente até permite um funcionamento a frequências mais baixas. Isto torna o sistema mais eficiente e quem agradece é a bateria.

Para além disto, a Qualcomm também anunciou outras funcionalidades que estão presentes no novo chipset. Por exemplo, graças ao sistema melhorado de processamento de imagem, pode tirar fotos de alta-resolução enquanto captura vídeo 4k. Atualmente, tirar fotografias enquanto filma, está limitado à resolução do vídeo. No entanto, o novo chipset vai levantar essa restrição.

 

Olhando para tudo isto é fácil concluirmos que a guerra dos pixéis vai voltar. Em 2018, combatiam frente a frente os sensores de 40 e 48 megapixéis. Este ano, foram 64 e 108. Em 2020, teremos os de 200 megapixéis! O que se segue?